O que você precisa saber para começar a fazer Google Ads

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Capítulo 1: o que você precisa saber para começar

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”17″ img_size=”large” alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row][vc_row el_id=”como-funciona”][vc_column][vc_empty_space][vc_column_text]

1.1 – Como esse guia funciona?

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]Antes de aprender a criar uma campanha no Google Ads, temos que fazer um alinhamento de expectativas sobre o guia.

Se você procura por um passo à passo do tipo “clique aqui, depois ali”, este guia não é para você. Se você está apenas procurando apenas por instruções de configuração, há muitas delas no próprio suporte do Google. Para ajudar, deixarei esses links no último capítulo do guia, chamado Recursos.

O que você aprenderá aqui, além de como criar uma campanha, é como jogar o jogo do Google Ads. É importante entender sobre teoria e estratégia. Faremos isso nos dois primeiros capítulos.

Para ilustrar e tornar a didática mais prática, vamos usar um cliente imaginário: Restaurante do João (eu ??).

À partir do Capítulo 3 aprofundaremos nos detalhes práticos e todo o processo de como montar uma campanha no Google Ads.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”51″ img_size=”full” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space height=”16px”][vc_column_text]Agora que já alinhamos as expectativas e como será a didática, vamos seguir em frente. Você precisará criar sua conta de Google Ads. É bem simples, não se preocupe.

 

Para criar sua conta de Google Ads, siga as instruções abaixo:

  1. Crie uma conta do Google Ads gratuita. Se você já tem um gmail, basta acessar o site do Google Ads e fazer login. Se ainda não tem um gmail, crie clicando aqui e depois siga o procedimento anterior.
  2. Se você quiser, posso criar a conta de Google Ads para você, e ainda consigo um bônus de até R$225,00 para somar ao seu investimento inicial. Se tiver interesse, clique aqui e entre em contato.

Agora que já temos a conta de Google Ads, vamos deixa-la de standby. Vamos conferir algumas informações importantes sobre Google Ads:[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row el_id=”politicas”][vc_column][vc_empty_space][vc_column_text]

1.2 – Leia as Políticas e Instruções do Google Ads!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Ler as Políticas de Uso é o caminho inicial para começar o aprendizado de Google Ads, principalmente porque quem as escreveu foi quem criou a ferramenta e suas regras.

As políticas do Google Ads em relação à publicidade são rigorosas em muitos pontos. Se você souber o que pode e o que não pode ser anunciado no Google Ads, você evitará reprovações de suas campanhas e também o re-trabalho de ter que fazer tudo novamente.

Por exemplo, se você é do mercado de medicamentos, suplementos ou bebidas, tem que ficar atento às regras. Existem outras regras em relação ao que pode ser escrito em um anúncio de Rede de Pesquisa, ou sobre quais imagens podem ou não podem ser usadas em anúncios de Rede de Display.

Leia tudo, fique atento às regras e vamos em frente.

Para acessar as políticas e instruções de uso do Google Ads, acesse o link abaixo:

https://support.google.com/adspolicy/answer/6008942?hl=pt-BR

 [/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row el_id=”links-patrocinados”][vc_column][vc_empty_space][vc_column_text]

1.3 – O que são Links Patrocinados e PPC?

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Links Patrocinados, ou também conhecido como Pay per Click (PPC), é o formato de publicidade utilizado por empresas que exibem anúncios na internet. Como o próprio nome diz, o anunciante pagará quando alguém clicar nos anúncios.

É uma maneira fácil de levar tráfego para seu site, sem esperar que ele fique visível organicamente, o que pode demorar muito tempo dependendo do mercado.

Algumas das plataformas de PPC mais conhecidos são as redes de busca, como Google e Bing, e também redes sociais, como Facebook e Instagram.

Como o guia é referente apenas ao Google Ads, vamos tratar as explicações e detalhamentos apenas levando em consideração a plataforma de publicidade do Google.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row el_id=”o-que-e-google-ads”][vc_column][vc_empty_space][vc_column_text]

1.4 – O que é Google Ads?

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Google Ads é uma ferramenta que conecta sua marca com seus clientes em um momento onde o nível de interesse e atenção é alto: o momento onde ele está buscando no Google por informações, serviços e respostas para dúvidas.

Você pode usá-lo para promover seu negócio, vender seus produtos ou serviços, aumentar o reconhecimento da marca ou apenas obter mais tráfego para seu site ou aplicativo. Pode até mesmo sua levar pessoas para seu estabelecimento físico.

Como o Google Ads funciona?

O Google Ads possui um algoritmo automatizado que é basicamente um leilão invisível. Porém, não se trata apenas em dar o maior lance para uma determinada palavra-chave. O Google também atribui um Índice de qualidade a todas as suas palavras-chave. Portanto, a fórmula final que calcula sua posição (Classificação do anúncio) é: Lance x Índice de qualidade = Classificação.

Em resumo, os anunciantes dão lances em um leilão para o posicionamento do anúncio para uma respectiva palavra-chave. Sua posição nos resultados de busca é baseada no seu lance (quanto você está disposto a pagar por um clique) e na relevância de seus anúncios e do site (Índice de qualidade).

O Índice de qualidade é uma estimativa da qualidade de seus anúncios, palavras-chave e página de destino em uma escala de 1 a 10. Ele analisará a taxa de cliques esperada, a relevância do anúncio e a experiência da página de destino para determinar sua pontuação.

A ideia é que, mesmo com um lance menor, contanto que você tenha bons anúncios e um site altamente segmentado para seu público e otimizado para abrir rapidamente em qualquer dispositivo, você pode conseguir uma posição melhor do que alguém com lances mais altos.

Resumindo: no Google Ads, não é quem dá o maior lance que fica nas primeiras posições, e sim quem está mais preparado. ?[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Posso fazer Google Ads por conta própria?

Claro! A plataforma não é tão complexa de ser utilizada. Ela é até bastante intuitiva, mas exige prática.

Porém, não importa se você vai gerenciar suas campanhas sozinho ou contratar uma agência ou um freelancer.

Se você vai investir em Google Ads, precisa saber como funciona e como deve ser a estrutura de sua campanha. Este guia vai mostrar o processo de criação de uma campanha do zero, mas acima de tudo, ajudará você a entender o motivo dela ter sido criada dessa maneira.

Criar uma campanha de Google Ads não é apenas clicar em botões diferentes e adicionar as palavras-chave que surgem em sua mente. Se fizer dessa maneira, você se assustará com a velocidade que seu orçamento vai acabar, e ficará frustrado com os resultados.

Você pode até utilizar o Google Ads Express, mas pode ter certeza de que você apenas verá seu dinheiro indo embora, e não entenderá absolutamente nada sobre os resultados da campanha.

Fazer uma campanha de Google Ads envolve pesquisar e entender as dúvidas, dificuldades e necessidades das pessoas. Os concorrentes também estão anunciando, o que dificulta ainda mais o trabalho. Não é tarefa simples criar uma campanha eficiente e manter os custos baixos.

É importante entender que Google Ads (como em qualquer outra plataforma de publicidade online) não pode ser aprendido apenas lendo um livro ou assistindo a tutoriais. É um processo que exige muita prática, e praticar envolver acertos e erros.

Com esse guia, você poupará tempo de aprendizado, porque não precisará passar por todos os erros e acertos que já passei.

Espero que quando você começar a criar suas campanhas, você possa facilmente “descobrir sozinho” sem gastar muito dinheiro. Ou que você obtenha conhecimento o suficiente para que ninguém venda o serviço da maneira errada, prometendo o que o Google Ads não faz.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Google Ads é caro?

Se compararmos com outras mídias, principalmente as tradicionais, como TV, rádio e jornais impressos, o Google Ads é uma mídia extremamente barata. O anunciante pagará apenas quando os anúncios receberem cliques, que normalmente custam centavos para muitos tipos de mercado.

Mas vamos entender a questão de uma outra forma. Esqueça a questão do custo por clique por hora.

Pense no Google Ads como um investimento para seu negócio. Quando você anuncia, você está realizando uma compra de tráfego pra seu site, com o objetivo de gerar leads ou vendas, no caso de e-commerce. Pense bem: qual é o preço que você está disposto à pagar para ter um lead qualificado ou gerar uma venda?

O que realmente importa não é se o custo da palavra-chave é alto, inicialmente, e sim o quanto é de fato possível investir e ter retorno sobre o investimento. Se você investiu R$1.000,00 por mês no Google Ads, gerou 5 leads, sendo que desses 1 virou cliente de fato e levou R$10.000,00 para o caixa da empresa, você obteve sucesso.

Isso é só um exemplo, cada caso vai ter um resultado diferente. Mas é isso que precisa ser analisado. Google Ads é investimento, não é gasto. Se estiver apenas gastando sem ter retorno, algo pode estar errado com sua campanha.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Se eu faço SEO, preciso investir em Google Ads?

Para aumentar a relevância da sua marca, você precisa ter visibilidade em todos os canais que fazem sentido em seu modelo de negócios. Esse é o ponto de partida para conseguir bons resultados.

Se você anunciar no Google Ads e não estiver bem posicionado nos resultados orgânicos (Search Engine Optimization, o famoso SEO), os usuários podem não confiar em você, pois sua presença on-line é limitada a anúncios.

Se você investe em SEO e nada de Google Ads, pode demorar muito tempo (até mesmo anos) para ser exibido nos resultados de buscas de seus clientes. Talvez o seu negócio não vá sobreviver com pouco ou sem tráfego.

É importante entender que os usuários não necessariamente vão ver você online uma vez e comprarão imediatamente, como já foi dito anteriormente.

Use seus próprios hábitos de navegação como referência. Você já clicou em um anúncio e fez uma compra sem pesquisar mais um pouco? Já fez uma compra em um site de uma marca que você nunca ouviu falar? ?

A resposta com certeza é NÃO!

Falaremos mais detalhadamente sobre isso nos próximos capítulos, mas é importante entender a ideia de atribuição multicanal. Em suma, ela ajuda a ver todos os canais que os usuários usam antes de realizar uma conversão em seu site. Veja a imagem abaixo:[/vc_column_text][vc_single_image image=”105″ img_size=”large” alignment=”center”][vc_column_text]A imagem é um relatório do Google Analytics de um e-commerce, que mostra a jornada que os consumidores fazem até realizar uma conversão, dentro de uma janela de conversão de 90 dias. As pessoas acessam o site por diversas vezes, através de vários canais, até realizarem uma compra.

Veja que o tráfego orgânico, sinalizado com as marcações vermelhas, nem sempre cumpre o papel principal de levar tráfego que converte no primeiro momento. Já o tráfego pago, identificado como “Google / cpc”, está presente no momento inicial.

Outra coisa a se considerar é como a publicidade paga pode ajudar seus esforços de SEO. O Google Ads pode ajudar você a testar rapidamente palavras-chave, frases, públicos-alvo ou até mesmo ideias de negócios específicas.

Depois de ver qual deles funciona, você pode usar os esforços de SEO criando conteúdo e assim por diante, enquanto já sabe que há demanda para a ideia.

De maneira resumida, tanto SEO quanto Google Ads são esforços complementares e necessários para a obtenção de tráfego para um site. Eles podem sim ser trabalhados separadamente, mas obtém-se melhores resultados trabalhando ambos em paralelo.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row el_id=”verdades”][vc_column][vc_empty_space][vc_column_text]

1.5 – Verdades que não te contaram sobre o Google Ads

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Se seu negócio depende da obtenção de tráfego para geração de vendas e leads, e precisa que isso aconteça no curto prazo, definitivamente, você precisa investir em Google Ads.

Mas, sejamos francos: o fato de você ter criado uma conta e criado uma boa campanha não garante que você conseguirá vendas ou gerar leads para seu negócio. Há muitos fatores a se considerar antes de investir em Google Ads.

Talvez a sua marca e seu site não sejam tão bons quanto você pensa

Se ninguém nunca ouviu falar de você, eles podem não querer comprar em seu site ou entrar em contato. A internet está cheia de golpistas e produtos de baixa qualidade. Como você pode se destacar deles?

Pense em você mesmo como um consumidor. Você compraria em um site que acabou de visitar pela primeira vez após clicar em um anúncio? Você entraria em contato com uma empresa sem pesquisar outras referências?

Existem alguns motivos comuns pelos quais até mesmo a melhor campanha de Google Ads não funcionará para sua marca:[/vc_column_text][dt_vc_list]

  • Seu site tem conteúdo de baixa relevância e mal escrito, seções vazias, imagens de baixa qualidade, botões e formulários que não funcionam, etc.
  • Se alguém pesquisar sua marca no Google, encontrará comentários ruins sobre você em outros sites.
  • Seu site é difícil de navegar. Se existem concorrentes com sites mais fáceis de utilizar, pode ter certeza que as pessoas vão preferir gastar tempo delas por lá.
  • Baixa velocidade de carregamento da página. Você pode avaliar a velocidade de sua página com o PageSpeed ​​Insights do Google. Outra opção é o Pingdom, que lhe dará insights muito bons sobre o que pode estar pesando o carregamento de seu site.
  • Seu site não está otimizado para celular. Você pode usar o Teste de Compatibilidade com Dispositivos Móveis do Google para verificar isso. Certifique-se também de verificar a velocidade de carregamento do site no seu celular também.

[/dt_vc_list][vc_single_image image=”103″ img_size=”large” alignment=”center”][vc_column_text]Algumas pessoas esquecem como é importante que os sites sejam otimizados para dispositivos móveis. A jornada de um consumidor normalmente começa através de smartphones.

Com base na pesquisa da Statista, em 2018, 52,2% do tráfego do site em todo o mundo foi gerado através de smartphones, 50,3% a mais que no ano anterior.

Percebe o tanto que isso é importante? ?[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Talvez o seu investimento não seja suficiente

Anteriormente citamos a questão do Google Ads ser uma mídia mais barata se compararmos com mídias tradicionais. Porém, ser mais barato não significa que qualquer investimento seja suficiente para obter bons resultados em qualquer mercado.

Se o seu orçamento é baixo, é importante ter em mente de que você não poderá anunciar para milhares de palavras-chave e que todo clique resultará em conversões. Se fizer isso, seu orçamento será diluído entre essas palavras-chave, e rapidamente ele será finalizado. Esse é um dos maiores erros que as pessoas cometem quando começam a anunciar no Google Ads.

O recomendado é sempre começar mais enxuto, baseando-se em pesquisas de palavras-chave que deem indício do que é mais procurado por seu público, criar a campanha onde o orçamento flua melhor dentro dessa hipótese e validá-la. Depois disso, a decisão de expandir ou não para outras buscas será muito mais fácil de ser tomada.

Meu objetivo ao disponibilizar esse guia é exatamente esse: mostrar que é possível criar uma campanha de Google Ads que tenha de fato uma estrutura sustentável e que seja algo que vá evoluindo de acordo com os resultados, sempre respeitando o orçamento e o retorno de investimento.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][vc_separator style=”dotted”][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row” bg_type=”bg_color” bg_color_value=”#448aff”][vc_column][vc_empty_space][vc_column_text]

Continue aprendendo Google Ads!

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