Comportamento ao Buscar no Google

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Capítulo 2: comportamento de busca e formatos de anúncio

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”163″ img_size=”large” alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row][vc_row el_id=”intencao-de-busca”][vc_column][vc_empty_space][vc_column_text]

2.1 – Intenção de Busca

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No capítulo anterior, falamos sobre algumas verdades sobre Google Ads, que não basta apenas inserir muitas palavras-chave e algum orçamento sem antes entender diversos fatores que podem influenciar nos resultados de uma campanha.

Um dos pontos mais importantes, e que merece um capítulo inteiro dedicado, é entender como seu público está realizando buscas no Google e destrinchar esse comportamento.

Se o seu mercado tem consumidores que possuem muitas dúvidas, eles certamente estão procurando respostas no Google ou até mesmo no Youtube (lembre-se que ele pertence ao Google e é o segundo maior buscador atualmente).

Se sua marca é nova, certamente as pessoas não estão buscando pelo nome, mas pelo serviço que você oferece. Talvez elas visitem outros sites ou aplicativos de dispositivo móvel específicos sobre o assunto, e pode ser uma boa oportunidade aparecer lá como um banner de Display do Google Ads.

Antes de realizar uma análise de palavras-chave, é importante entender o comportamento de busca dos consumidores e suas intenções, para daí sim partir para uma análise mais aprofundada sobre como estão pesquisando.

De acordo com muitos estudos e especialistas, existem três tipos de buscas:[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space height=”16px”][vc_column_text]

Buscas ou pesquisas navegacionais

Muitas pessoas desenvolveram um comportamento “preguiçoso” graças a facilidade de realizar uma busca no Google. Ao invés de digitar a url em um navegador, as pessoas digitam o nome de uma marca para que o resultado de busca às levem diretamente ao site que desejam. Por exemplo: buscar por “facebook” para acessar o site do Facebook.

Isso é normal, e como eu disse, virou um comportamento. É tão cômodo fazer isso que ninguém se dá ao trabalho de decorar uma url, mesmo que ela seja simples.

Agora pense em sua marca: às pessoas buscam por ela como se fosse um atalho para seu site? Seu site está bem posicionado nos resultados de busca orgânico para o nome de sua marca? Seus concorrentes podem aproveitar desse atalho para anunciar no Google Ads? Faça uma busca no Google. As respostas podem definir se você deve ou não anunciar para o nome de sua marca.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space height=”16px”][vc_column_text]

Buscas ou pesquisas informacionais

Esse tipo de pesquisa é a que provavelmente gera mais buscas no Google diariamente. As pessoas realizam buscas sobre dúvidas de como fazer algo, como resolver algum problema, como chegar em algum lugar ou onde fica a localização de algo. Pesquisam sobre quem é referência em um determinado assunto ou até mesmo sobre recomendações.

Lembra-se da jornada do consumidor citada no primeiro capítulo? Essas buscas fazem parte dessa jornada. Esse tipo de comportamento é o que torna tão importante investir em conteúdo, seja ele um artigo de blog ou um vídeo, que ajude o consumidor à encontrar uma resposta. A questão aqui não é nem só ser encontrado, mas realmente ser útil para as pessoas.

Faça novamente alguma busca no Google sobre como ou quem faz alguma coisa relativa ao seu mercado. Veja quem aparece lá. Seu concorrente aparece nos anúncios ou nos resultados orgânicos? Isso pode dar bons indícios sobre o que pode estar trazendo retorno para ele.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space height=”16px”][vc_column_text]

Buscas ou pesquisas transacionais

Esse comportamento de busca é o que podemos chamar de mais próximo da “boca do gol”. A intenção aqui é realmente entrar em contato, comprar algo, telefonar, chamar no Whatsapp, etc.

Nesse caso, se sua marca é muito conhecida e você já é uma referência no mercado, as pessoas também podem buscar pelo nome exato, porque o nome já está fixado em sua memória. Mas elas também podem buscar pelo serviço ou por um produto. Quanto mais específica for a busca, mais próximo do momento de conversão essa pessoa estará.

Mais uma vez, faça o teste e realize uma busca no Google. Veja quais concorrentes aparecem nos resultados orgânicos e nos resultados pagos do Google para buscas relacionadas diretamente aos serviços ou produtos, e também à sua marca.

Isso vai te dar pelo menos uma ideia de como você deverá priorizar suas campanhas.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row el_id=”porque-ignoram-anuncios”][vc_column][vc_empty_space][vc_column_text]

2.2 – Por que as pessoas ignoram anúncios?

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Talvez você já tenha ouvido falar sobre “cegueira de banner” ou “cegueira de publicidade”. Mas o que isso realmente significa?

A cegueira de anúncios na internet se desenvolveu junto com a explosão dos anúncios na internet ao longo do tempo. É como se algo no inconsciente das pessoas dissesse “esse anúncio aí é papo-furado, é alguma marca tentando te empurrar alguma promoção falsa ou algo do tipo”.

Quanto mais as pessoas veem anúncios, mais elas vão ignorar. Daí, o fenômeno fica mais intenso quando as pessoas passam a ignorar qualquer coisa que se pareça com um anúncio.

Isso explica porque os Adblockers (bloqueadores de anúncios) estão em acensão. As pessoas querem ter o poder de escolha, ou pelo menos a sensação de ter o controle, sobre o que estão vendo e o que vão consumir. É como se as empresas quisessem o tempo todo “empurrar” algo para elas comprarem.

AdblockPense em você também como consumidor. Isso realmente é desagradável, certo?

Porém, isso não significa que os anúncios não funcionam. Muito pelo contrário. Nós, como anunciantes, temos que entender que à medida que a Internet evolui, o comportamento das pessoas também evolui elas e vão ficando mais inteligentes sobre como as coisas funcionam. Ninguém gosta de ser dito o que fazer e certamente ninguém quer ver 300 empresas diferentes nos dizendo o que fazer.

A primeira coisa a lembrar é: NÃO FORCE A BARRA. Dentro do comportamento das pessoas e das intenções de busca, nunca force a barra. Se fizer isso, já estará começando com o pé errado.

Os usuários querem ser educados, entretidos e informados. Ou apenas querem sentir algo (felicidade, tristeza, nostalgia, etc). Seja um vídeo, um anúncio gráfico ou até mesmo apenas um anúncio de pesquisa, o público deseja ter a chance de escolher o produto ou um serviço por seus benefícios, e não apenas por um anúncio pode ser escrito COMPRAR AGORA ou CLIQUE AQUI com uma fonte maior.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][vc_column_text]

2.3 – Como as pessoas vão ver os anúncios?

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Após realizar uma busca ou navegar na internet em sites para encontrar respostas para dúvidas ou informações, ou comprar algo, as pessoas criam um histórico de informações sobre seus interesses e comportamentos.

É aí que o Google Ads entra como uma oportunidade brilhante para quem deseja anunciar para os consumidores em um momento altamente pertinente, onde o nível de interesse é alto.

Além disso, os formatos de anúncio são variados e quando bem utilizados, podem trazer resultados fantásticos. Mas lembre-se do que foi dito anteriormente: não force a barra! Utilize os formatos de publicidade do Google Ads de maneira a aproveitar ao máximo o comportamento que foi detalhado acima.

Confira abaixo alguns exemplos de anúncios do Google Ads em ação, para que você entenda como as pessoas vão vê-los:[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space height=”16px”][vc_column_text]

Anúncios da Rede de Pesquisa do Google

Anúncio da Rede de Pesquisa do Google

Os anúncios da Rede de Pesquisa (Search Ads) são exibidos nas páginas de resultados de busca do Google (search engine result page, também chamada de SERP). Eles são similares aos resultados de busca orgânicos e geralmente estão no topo (os primeiros 3 ou 4 resultados, dependendo da busca realizada) e às vezes alguns na parte inferior dos resultados.

Os anúncios de pesquisa funcionam com base no termo de pesquisa inserido no mecanismo de pesquisa. A pessoa realiza sua busca, e se seu anúncio for pertinente, possuir um bom índice de qualidade e lances que o qualifique, ele será exibido no resultado.

O benefício dos anúncios da Rede de Pesquisa é que você pode responder diretamente aos problemas, dúvidas ou necessidades do seu público. Você estará lá no momento exato para salvar o dia.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][vc_separator style=”dotted”][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row” bg_type=”bg_color” bg_color_value=”#448aff”][vc_column][vc_empty_space][vc_column_text]

Continue aprendendo Google Ads!

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